sábado, 12 de maio de 2012

Supercordas (RJ)













A banda Supercordas é um dos maiores ícones atuais da nova geração da música de Pindorama. Quem é fã da música indenpendente do país já ouviu a canção 3000 Folhas.  Nitidamente influenciado por grupos como Flaming Lips, Beatles (não me diga!)  e Pink Floyd (quem não é?) ,  Super Furry Animals.  Radicada  nas águas de praias cheias do Rio De Janeiro, o quinteto fluminense tem em sua formação Pedro Bonifrate - voz e guitarras, Filipe Giraknob –Guitarras, Digital Ameríndio -  Bateria e Kauê Ravaneda – Guitarras, vozes, baixo etc. Em um comunidade do Orkut, ferramenta na web já crucificada, achamos uma breve introdução do que seja:
Seres Verdes ao Redor, álbum de 2006

“Supercordas – Partículas atômicas com crise de  identidade,  o horizonte pelado no olho do sapo, ecos de psicodelia sessentista  fotossintetizados por   folhas de cana-de-açúcar  de uma terra  temporalmente distante.  Tudo  isso,  ou apenas uma Utopia Líquida emanada de cinco cabeças agrupadas pelo som das nuvens e paisagens úmidas e barulhentas.” Entendeu agora, não é? Claro que não. Até ouvindo é difícil entender a banda. Uso de distorções de voz tipo Dubstep, com uso afiado da microfone sampleado dão as características nebulosas da sonoridade.

Single "Mágica"


Eles lançaram dois discos, A Pior das Alergias de 2003 e o Seres Verdes ao Redor de 2006.  O primeiro muito mais rebuscado que o segundo, que possui várias faixas em doses acústicas com efeitos psicodélico-eletrônicos bem fracos. Entre estes dois trabalhos, pariram um bom EP intitulado Satélites no Bar em 2005, com quatro faixas mais progressivas e com ricos backing vocals e coros , e o single Ruradélica em 2006, que continha versões demos de músicas que saíram no último disco. Em 2008, mais um single muito bem gravado, chamado Mágica. Segundo a banda, a canção era pra ser conteúdo do próximo disco, mas eles acharam tão boa que liberaram logo pro mundo ter contato com essa belezinha. Já tocaram na metade das capitais brasileiras e deixaram saudade.  Já tocaram ao lado da Fernanda Takai (vocalista da banda Pato Fu) em 2007, durante o Circuito Cultural Banco do Brasil em São Paulo e apareceram por aí em revistas como Rolling Stone, etc.


Por @Laura_Biancho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário